domingo, outubro 11, 2009

A necessidade de Formação qualificada dos Técnicos de nível médio.

Cem anos depois da criação da primeira escola técnica no Brasil, o vice-presidente da República, no exercício da Presidência, José Alencar, sancionou, no dia 19 de maio, a Lei 11.940, que define o ano de 2009, em todo o território nacional, como o Ano da Educação Profissional e Tecnológica. O texto também estabelece o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico.

O Sistema Confea/Crea conta com mais de 800 mil profissionais registrados, dos quais cerca de 28% são técnicos. Somente esse número demonstra a dimensão e a importância dos técnicos para o pais.

Levando-se em consideração que muitas empresas empregam técnicos e os registram com outras denominações, e que muitos exercem a profissão sem ter o registro no Conselho, com certeza chegaremos a um número de profissionais técnicos equivalente a um milhão.

Embora pareça ser muito elevado, esse número não atende à demanda atual das empresas por mão-de-obra técnica qualificada. Ainda há uma carência muito grande de formação de técnicos de nível médio, comparativamente às necessidades crescentes desses profissionais no mercado de trabalho.


Revista do CreaRJ 78
Agosto/Setembro de 2009
ISSN 1517-8021

Página: 22 Mundo Técnico
*Engº Antônio Augusto Sarubbi

*Técnico em Eletrotécnica
Jorge Luiz de Souza Atela

Postado por João Carlos Paulino Paiva

Nenhum comentário: