sábado, janeiro 30, 2010

Mercado de Trabalho *Educação não Garante Emprego*

Mercado de Trabalho
"Educação não garante Emprego".
Nem sempre estudar é sinônimo de ter emprego garantido. Pesquisa feita pelo economista Carlos Alberto Ramos, da Universidade de Brasília (UnB), revela que berço é fundamental para garantir espaço no disputado mercado de trabalho. Os números são estarrecedores. Com 15 anos ou mais de estudo, ou seja, com o curso superior completo, a taxa de desocupação da elite é de 2,64%.
No grupo dos menos favorecidos, o índice sobe para 46,55%. Ou seja, entre os 10% mais pobres da População Economicamente Ativa (PEA), o desemprego é 17 vezes maior do que entre os 10% mais ricos com o mesmo grau de instrução. O levantamento aponta ainda que, ao sair do ensino médio, com dez anos de estudo, o desemprego entre os pobres é quatro vezes maior em relação ao dos mais ricos: de 31,43% contra 8,59%.
A pesquisa foi baseada no cruzamento de renda, escolaridade e desemprego apurados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2005 (última pesquisa), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A renda per capita familiar mensal entre os 10% mais pobres é de R$ 43,18. Entre os 10% mais ricos, R$ 2.003,33.
Jornal O GLOBO.
Caderno Economia
Domingo, 12 de novembro de 2006 - 2ª Edição
Postado Por João Carlos P. Paiva

Nenhum comentário: