sábado, junho 05, 2010

*A FUNÇÃO DO PROFESSOR*


  • O principal ideal que deve nortear a formação de um professor é o de tornar-se um educador; no entanto, representar o papel de educador está se tornando um objetivo cada vez mais distante. E é bom que se diga: para os que têm o objetivo de educar, pois, para muitos, a função é um "quebra-galho"; porque o indivíduo não conseguiu a "profissão de seus sonhos", torna-se professor.

  • Em todas as áreas do saber e de atuação na vida humana, há uma diferença entre desejos e possibilidades e entre profissão e vocação. E uma diferença maior ainda entre o que se é, e o que se poderia ou se deveria ser. Sabemos que há pessoas e pessoas, e que muitas têm condições e capacidades para educar e apenas informam; e a outras, faltam as mínimas condições de trabalho e capacidades, mas, assim mesmo, conseguem tornar-se um referencial positivo e ajudam educar seus alunos.

  • As causas de não se atingirem os objetivos são muitas e complexas. Algumas dependem da qualidade humana do próprio professor neste momento; outras não dependem dele a curto prazo; e muitas outras dependem dele para se modificarem a longo prazo.

  • A maioria do professores posiciona-se apenas na cômoda condição de repassar aos alunos informações, com maior ou menor tecnologia. Não devem ser criticados, mas sim orientados, pois a cada dia crescem as dificuldades e minguam os estímulos para execercer o trabalho com dignidade. E ainda somos movidos à estímulos externos, os mais variados.

"A Qualidade do Professor"


  •  A abordagem da qualidade tecnica do professor não é assunto para ser discutido aqui. O professsor é um ser humano e conceituar qualidade humana é algo aparentemente complicado. O melhor guia ainda é a lei da relatividade: a qualidade do professor é diretamente proporcional á sua condição de ser humano. E um ser humano de boa qualidade é igual a um professor ou a outro profissional qualquer de boa qualidade para o momento que se analisa.

Fonte: Ativa Editora
*Educar para um mundo novo*
Américo Marques Canhoto
Páginas: 78; 79.
2003.


Postado por: João Carlos Paulino Paiva

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