quinta-feira, julho 29, 2010

Protocolo de Montreal *Comemora 20 anos de bons Resultados*


Protocolo de Montreal *Comemora 20 anos de bons Resultados*


  • Ação conjunta de todos os países para eliminar CFCs evitou danos maiores ao clima e meio ambiente. Novo alvo agora são os HCFCs e estão em discussão ações para limitar os HFCs.


  •  Em 1984, entrou em vigor o Protocolo de Montreal, com o qual diversos países __ entre eles o Brasil __ assumiram o compromisso de eliminar gradualmente o uso de CFCs. Ao longo dos anos seguintes, mais e mais países aderiram a esse compromisso, até que em 2009, com o ingresso do Timor-Leste, pôde ser comemorado um fato que nunca tinha acontecido antes em qualquer acordo internacional: a participação universal, sem nenhuma exceção.

  • Outra boa notícia é que desde janeiro deste ano os CFCs não são mais produzidos no mundo. O protocolo teve um impacto muito grande no setor de refrigeração, mas trouxe importantes benefícios para o meio ambiente, evitando o agravamento da degradação da camada de ozónio que recobre nosso planeta.

  •   Segundo a mensagem oficial divulgada pela Secretaria-Geral da ONU(Organização das Nações Unidas), responsável pelo Protocolo de Montreal, o acordo contribui para o retardamento dos impactos das mudanças climáticas em pelo menos 12 anos, por meio da eliminação gradual dos CFCs. "A cooperação internacional no domínio dos CFCs é uma afirmação oportuna de que, se houver uma visão comum e uma ação conjunta, podemos minimizar os ricos para o planeta e construir um mundo mais seguro para as gerações futuras", afirmou o secretario-geral da ONU, Ban Ki-moon.


  •            " O exemplo do Protocolo de Montreal transmite uma mensagem firme de que não só a ação perante os grandes desafios mundiais é possível, como os seus benefícios financeiros e humanos excedem invariavelmente os custos", garantiu.




Revista Bola Preta - Ano XXVI/nº 102/Março 2010.
Coluna: Fique de Olho.
Página: 8
Postado por: João Carlos P. Paiva

Nenhum comentário: