domingo, julho 25, 2010

*A Tecnologia Como Aliada do Ensino*


 *A Tecnologia Como Aliada do Ensino*

O mercado de trabalho, cada vez mais, vem exigindo maior qualificação dos profissionais. Entre os pré-requisitos básicos, está  no topo da lista o conhecimentos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Com os técnicos não poderia ser diferente.



 
Como em geral eles trabalham com tecnologia de ponta, nos estágios  e empregos se espera deles grande intimidade não só com as máquinas, equipamentos e softwares que utilizam diretamente, mas também com os recursos da WEB 2.0 (blogs, redes sociais, sites de vídeos). Para dar vazão a essa demanda do mercado, muitas escolas tecnicas têm investido em recursos tecnologicos, como microcomputadores com acesso à Internet, data show e equipamentos de teleconferência em sala de aula, além do ensino da informatica aplicada.




De acordo com Márcio Zitenfeld Cárdia, diretor da Escola Técnica Electra, principalmente nas instituições de ensino tecnológico de grande porte, há um grande esforço para que cada vez mais deixe de existir o laboratorio de informática separado da sala de aula, a fim de que esses dois ambientes se "hibridizem, espacial e simbolicamente".




A ideia é que os recursos tecnológicos estejam sempre à mão dos professores e alunos de forma que se tornem parte integrante das aulas, e não um mero complemento. "Em nossa escola, data show não é um luxo. Ele já foi incorporado e é usado em todas as aulas, trazendo inúmeras possibilidades e contribuindo intensamente para o processo de ensino", conta Márcio, que é professor na área de eletrônica e eletricidade há 34 anos.




A Importância da Qualificação dos Professores


Tão importante quando investir em equipamentos tecnológicos é garantir a qualificação do corpo docente. Com o ritmo acelerado com que as inovações chegam ao mercado, os professores precisam estar sempre inteirados, para que possam utilizar as novidades como forma de aproximar o conteúdo programático à realidade dos alunos.




"Para conseguir se comunicar com essa garotada de hoje, não há como um professor não saber o que é Twitter ou Orkut", resume Márcio Cárdia.





Revista CreaRJ -82
Maio/Junho de 2010/Mundo Técnico.
*A tecnologia como aliada do Ensino*


 
Postado por: João Carlos P. Paiva

Nenhum comentário: